O número de hipertensos no Brasil cresceu mais de 14% em 10 anos, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento 22,5% de toda a população brasileira tinha pressão alta em 2006. Em 2016, esse mal já atingia quase 26% das pessoas no país. Neste post, listamos 5 alimentos que ajudam na prevenção e no controle da doença. Confira:
O que é pressão alta?
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada pelo estreitamento das artérias do corpo. Esse efeito é causado por diversos fatores, incluindo a genética e alguns hábitos de vida. Com a redução do calibre arterial, o coração tem de desempenhar mais força para bombear o sangue e recebê-lo de volta.
Por causa da pressão alta, os vasos sanguíneos correm risco de entupimento ou rompimento. Dependendo do local, podem causar problemas graves como infarto, AVC e paralisação dos rins. Por isso, é fundamental ter hábitos saudáveis, começando pela alimentação. Veja alguns alimentos que ajudam a prevenir e até mesmo controlar a hipertensão:
-
Ovo
A clara do ovo possui uma substância que atua como inibidora de uma enzima que provoca o estreitamento das artérias, além de também ter efeito vasodilatador. A ação é similar a de alguns remédios indicados para pacientes hipertensos, mas com a vantagem de ser 100% natural. A gema do ovo, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não possui níveis significativos de colesterol ruim. Ao preparar o ovo, no entanto, evite usar óleo.
-
Frutas vermelhas
Testes realizados nos Estados Unidos e na Inglaterra revelaram a queda de 8% no risco de desenvolvimento de hipertensão arterial em um grupo de mais de 150 mil voluntários. Eles consumiram morangos e outras frutas vermelhas, como amora e framboesa. O resultado é causado pela antocianina, um antioxidante que dá cor a esses alimentos. A atuação dessa substância consiste em reduzir as moléculas de LDL, que é o mau colesterol, e aumentar o HDL, que é a versão benéfica.
Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.
-
Soja
Cientistas chineses descobriram que, além de diminuir os efeitos indesejados da menopausa, os grãos de soja também aliviam o tráfego vascular. Atuando como dilatadora dos vasos sanguíneos, ela impede que o mau colesterol e a glicose, exemplos de substâncias nocivas, formem placas e causem entupimento.
4. Uva
Tanto a uva natural quanto a versão desidratada foram testadas em um experimento norte-americano, que associou a ingestão a uma redução na pressão sanguínea de pessoas pré-hipertensas. Esse efeito é diretamente ligado à ação dos polifenóis, presentes na casca desses alimentos e que ainda têm ação antioxidante.
-
Chocolate
Desde que tenha entre 60% e 85% de cacau em sua composição, o chocolate pode baixar a pressão sanguínea em até 3 mmHg (milímetros de mercúrio). Os flavonoides presentes no cacau incentivam a produção de óxido nítrico, que é um relaxante natural dos vasos sanguíneos.
Esses são alguns dos alimentos que ajudam na manutenção da boa circulação sanguínea. Porém, para afastar de vez a pressão alta, é necessário mais que isso. Pratique atividades físicas, reduza o consumo de álcool e evite o estresse. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Tem alguma outra sugestão de alimentos que combatem a hipertensão? Compartilhe conosco!
Receba nossas novidades
Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.