Exame de urina: Saiba tudo sobre ele

Laboratório Silveira Sem categoria 0 Comentários

O exame de urina é um dos exames mais comuns, normalmente pedido por médicos para obter informações sobre alguns pontos referentes ao estado de saúde e até mesmo para diagnosticar algumas doenças. Neste post, falaremos sobre os pontos fundamentais desse procedimento que é rápido, simples e indolor. Confira:

Para que serve?

Assim como o suor e as fezes, a urina é uma das formas do corpo humano eliminar materiais inúteis ou prejudiciais. Resíduos de atividades celulares e substâncias em excesso no sangue revelam bastante sobre o funcionamento do organismo.

A presença de proteínas, de sangue e de outros componentes na urina pode indicar doenças graves, mas que ainda não apresentaram sintomas claros. Altos níveis de glicose, por exemplo, alertam para a diabetes. Já a presença de leucócitos pode ser uma indicação de inflamação nas vias urinárias.

A urina é composta por água e ureia, além de outros elementos como ácido úrico, cálcio, sódio, creatina e potássio. Qualquer alteração dos níveis aceitáveis desses elementos pode indicar doenças renais e relacionadas ao aparelho urinário.

Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.

Tipos de exame de urina

Há dois tipos mais comuns de exame de urina: a urocultura e o exame tipo 1. O exame de urocultura é pedido pelo médico para analisar a possível presença de bactérias e identificá-las. Esse é o procedimento mais indicado para detectar infecção urinária e ainda ajudar a descobrir qual o antibiótico mais eficaz contra o problema.

O exame de urina tipo 1, também chamado de exame de urina EAS – Elementos Anormais do Sedimento, é conhecido como exame de rotina e serve para analisar aspectos gerais como cor, odor, composição, densidade e acidez na urina. Resultados anormais e a presença de substâncias indesejadas ajudam na detecção de doenças e disfunções do sistema urinário. Além disso, os resultados também podem auxiliar no controle de doenças crônicas e metabólicas.

Tipos de amostra

Os tipos de amostra variam de acordo com o pedido do médico e com tipo de exame a ser realizado. A amostra aleatória normalmente é solicitada em casos de urgências. Ela é útil para detectar anormalidades muito evidentes, porém seu resultado pode ser alterado pela ingestão de alimentos e até mesmo pela realização de atividades físicas. Por isso, esse tipo de coleta pode não ser muito precisa.

A primeira amostra da manhã por ser a primeira urina do dia é a mais concentrada, o que garante que sejam detectadas todas as substâncias presentes e de forma não diluída. Essa amostra é utilizada, por exemplo, para testes de gravidez.

Coleta

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como coletar a urina. Alguns laboratórios recomendam que seja feita no local, por ser o ideal, mas se não for possível, o paciente pode realizar o procedimento em casa e entregar no período de até uma hora após a coleta. A forma de coleta dependerá dos exames e da amostra que o médico pedir. Em todos os casos é necessário um recipiente esterilizado que é oferecido pelos laboratórios.

Homens e mulheres devem seguir dicas diferentes de limpeza íntima, preparação e coleta da urina. A coleta não pode ser feita se a mulher estiver menstruada. O cuidado com o recipiente também deve ser considerado para que não entre em contato com nenhum outro material.

Essas são algumas das principais informações sobre o exame de urina. Fique atento às recomendações do médico e do laboratório. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.

Receba nossas novidades

Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *